Publicado por Carlos Eduardo em 13/12/2017

Ontem dia (12/12), estive presente na realização de uma reunião super importante para a população de Cubatão e, consequentemente para toda Baixada Santista, estiveram presentes na reunião membros da sociedade ribeirinha ( Vila dos Pescadores ), ambientalistas, Doutores, professores e especialistas em meio ambiente, assim como lideres da força sindical. O objetivo da reunião foi entregar para o Prefeito Ademário uma ata de reivindicações, realizada na audiência em relação a operação da CAD ( cava subaquática de disposição de confinados) equipamento embarcação de escavação de origem Holandesa que está em operação por meio de suspensão de uma liminar em área da SPU. ( ÁREA DA UNIÃO ).Pois bem, esta sendo realizada a dragagem no Estuário entre os portos das cidades de Cubatão e Santos, o material sedimentado que foi retirado contem produtos tóxicos, provenientes de vários anos de poluição, quando não existia controle mas estava controlado, a empresa que tem a intenção de aumentar esse calado, está fazendo em resumo um buraco no mar usando essa Cava Subaquática ( CAD ), com o objetivo de enterrar esse sedimento a cerca de 5mil m³ no fundo do mar.

A grande questão é que não existe um estudo que garanta a eficiência desse processo, e estamos na era de tratar o solo e não de enterrá-lo. Além disso, esse buraco está localizado numa área de circo arqueológico Sambaquis, sendo o prefeito alertado sobre o impacto ambiental incalculável para toda a sociedade da Baixada Santista e São Paulo, caso venha ocorrer um acidente, isso poderia impactar todo o eco sistema de mangues, praias da baixada santista, assim como a vida de quem depende dessa biodiversidade. O Secretário de Meio Ambiente Mauro Hadad, depois de todas as considerações resolveu solicitar uma audiência publica o quanto antes, chamando a empresa para prestar esclarecimentos, assim como a CETESB e doutores especialistas. O prefeito Ademário por sua vez, foi bem compreensivo e falou que o seu objetivo é garantir a saúde e o bem estar da população de Cubatão.

Como sugestão espero que seja realizado os estudos de Impactos ambientais não somente pela empresa interessada no serviço, mas também pelos ativistas, pesquisadores conforme sinalizado na reunião. Atenção população da Baixada Santista e Região vamos compartilhar essa informação e participar da audiência.

Até esse momento a cidade de Cubatão esta ficando com um buraco que vai conter lixo tóxico, a inviabilização de um porto naquele local para Cubatão, a cidade de Santos por sua vez recebeu um TAC me parece que no valor de 6 milhões por isso, a empresa economizou mais de 300 milhões de reais nessa operação e a população de Cubatão, sem informação sobre o risco.