Por Leandro S. de Araújo

No ultimo dia 03 de maio o Movimento Contra a Cava Subaquática promoveu mais um debate sobre os Impactos Sócio Ambientais da Cava Subaquática no Estuário da Baixada Santista. Como o evento foi realizado na Vila dos Pescadores os palestrantes relacionaram os riscos desta obra a vida dos moradores do bairro, a pesca artesanal e a cultura caiçara.

Desta vez, os convidados foram a Bióloga Cintia Prado, o Mestre em Engenharia Urbana Professor Elio Lopes, o Professor Marcio Mariano da Silva da ACPO- Associação de Combate aos Poluentes e a Marly Vicente, presidente do ISAC- VP – Instituto Sócio Ambiental e Cultural da Vila dos Pescadores. O mediador do debate  foi o estudante de Ciências do Mar, Héric Moura, presidente do Centro Acadêmico Nautilus.

Esta foi a 5.ª e mais plural etapa do Ciclo de Debates, com a presença de pescadores artesanais, ambientalistas, ativistas, estudantes, entidades, sindicatos e representantes de partidos políticos. Entretanto, o destaque foi a participação dos índios da Aldeia Tekoa Paranapuã de São Vicente e o apoio a luta contra a cava demonstrada pelo cacique Gilson.

Mais de 40 pessoas de Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá escutaram atenciosamente cada uma das apresentações e tiveram a oportunidade de conhecer os graves riscos a saúde e ao meio ambiente provocados pelos compostos tóxicos depositados na cava.

Apelidada de cova por ocasionar sérios riscos a vida, a cava subaquática é uma cratera de 400 metros de diâmetro e 25 metro de profundidade, maior que o estádio do Maracanã, aberta no meio do manguezal. Esta localizada no meio do estuário da Baixada Santista, a 5 km do Centro de Cubatão, 5,5 km do Centro de Santos, a 3,2 km da área continental de São Vicente e a 8 km de Vicente de Carvalho e pode ser vista pelo Google Maps (clique aqui).

No encerramento dos trabalhos, todos foram convidados a se dedicar a luta de acordo com os seus saberes, as suas habilidade e a participarem da Audiência Pública sobre a Cava Subaquática a ser realizada no dia 15/05/2018 às 18h30 na Assembleia Legislativa de São Paulo, sob a organização do Deputado Estadual Raul Marcelo.