Publicado por Cubatão Online em 29/12/2017

Não há crise que supere a criatividade, de forma inédita a Prefeitura conseguiu uma parceria com empresas privadas para realizar a famosa queima de fogos na virada do ano. Perdendo apenas para o Rio de janeiro, serão 16 minutos de show pirotécnico, e tudo isso não vai custar “quase nada” para Cubatão: apenas um cratera maior que o Maracanã, no meio do mangue cheia de resíduos altamente contaminados retirados por dragagem do canal de navegação do Porto de Santos.

A imagem pode conter: noite e fogos de artifício

Essa cratera, chamada tecnicamente de cava subaquática, fica apenas a 5 km do Centro de Cubatão e outros 5,5 do Centro de Santos e foi construída pela VLI por meio de uma licença “ambiental” concedida a USIMINAS.

Os moradores de Cubatão que quiserem aproveitar o espetáculo devem se dirigir as praias de Santos pois o tradicional show de fogos e luz será realizado na cidade vizinha e tem como uma das patrocinadoras a VLI. A empresa atendeu o chamamento da Secretaria de Turismo de Santos para viabilização da festa e, em troca, poderá usar sua logomarca em faixas, folder e nos espaços destinados aos parceiros e patrocinadores espalhados pela cidade praiana.

É bem verdade que a empresa anunciou em agosto que destinará 850 mil reais para que Cubatão tenha a sua cooperativa de Costura Industrial, só esqueceram de avisar os cubatenses que a VLI fica em Santos e portanto arrecada impostos para a cidade vizinha e investirá por lá 6 milhões de reais em uma série de projetos “sociais”. A saber:

– Consultório volante de Oftalmologia;
– Criação da escola de Mães, exclusivo para atividades práticas para gestantes;
– Implementação do Núcleo de Educação para a Paz;
– Criação de 9 núcleos tecnológicos em escolas da rede municipal e qualificação de 9 bibliotecas;
– Equipamentos e mobiliários para 8 unidades de saúde;

http://www.cargonews.com.br/vli-e-prefeitura-de-santos-ass…/

Enfim, Cubatão ganha um mega buraco que prejudica a pesca artesanal, impede a sua própria expansão portuária, investimentos de 2 bilhões, geração de empregos, arrecadação de impostos e ainda corre o risco de voltar a ser o Vale da Morte com a recontaminação dos seus rios e mangues.

POPULAÇÃO E SEGUIDORES DA PÁGINA, fica a seguinte pergunta: É falta de recursos ou de competência para exigir os direitos da população de Cubatão, nesse caso nível Baixada Santista?

Feliz Ano Novo!